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EDUCACAO MEDICA []
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Id:479 - (754)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Organización Panamericana de la Salud*.
Título:Informe del Comité del Programa de Libros de Texto de la OPS/OMS para la Enseñanza de la Medicina Preventiva y Social en las Escuelas de Medicina de la América Latina^ies Report of the PAHO/WHO Textbook Program Committee on teaching preventive and social medicine in the Latin American schools of medicine-
Fonte:Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 1975. 13 p. .
Resumo:O folheto traz informações acerca da Segunda Reunião do Comitê do Programa de Livros da OPS/OMS para o Ensino da Medicina Preventiva e Social nas Escolas de Medicina da América Latina. São feitas algumas colocações acerca de reuniões que ocorreram em outros anos, que serviram de base para debates, questionamentos, e consequentes resoluções sobre a melhor bibliografia a ser utilizada.^ipt.
Descritores:Medicina Social/eucc
Educação Médica/tndd
Medicina Preventiva/eucc
Ensino/métodos
Escolas Médicas
Materiais de Ensino/provis
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/DRH/10078.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - H-01 - 008

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Id:467 - (742)
Autor:Mendes, Eugênio Vilaça.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:A reforma sanitária e a educação odontológica^ipt / Health Reform and dental education
Fonte:Cad. saúde pública;2(4):533-552, out./dez. 1986. .
Resumo:O texto aborda de forma detalhada sobre projetos pedagógicos na Odontologia. Aponta para a reformulação do sistema de saúde bucal. Faz uma revisão de como o ensino odontológico tem evoluído no Brasil^ipt.
Descritores:Educação Médica
Odontologia
Política Demográfica
Políticas Públicas
Sistemas de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/csp/v2n4/v2n4a12.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH – C-03 – 032

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Id:459 - (734)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Chaves, Mário M; Ferreira, José Roberto; Pulido M., Pablo A; Rondon Morales, Roberto;Kisil, Marcos
Título:Cambios en la educación medica: un analisis de la integración docente asistencial en America Latina^ies Changes in medical education: an analysis of teaching care integration in Latin America-
Fonte:s.l; FEPAFEM; 1984. 161 p. .
Resumo:A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fundação Kellogg e FEPAFEM concordaram em realizar um programa conjunto para estudar os resultados obtidos por estas três instituições em uma série de projetos dentro do conceito genérico de "inovadores". Foi propósito comum relacionar, tanto quanto possível, "educação médica" com "serviços de saúde", principalmente a nível de cuidados primários. Este programa, que foi chamado pela sigla PROAIDA, foi desenvolvido em várias fases, a saber: a) a identificação de projetos a nível nacional que foram objeto de análise; b) visitas a esses projetos para observar e executar entrevistas guiadas dedicadas para verificar a informação de que já havia sido obtido pela análise da documentação pertinente; c) realizar pré-seminarios envolvendo planejadores, implementadores e avaliadores de projetos; d) a realização de seminários em todo o país e por fim, e) apresentação das conclusões nesses seminários nacionais^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde Pública/eucc
Serviços de Saúde/tndd
Saúde Pública/tndd
Bolívia
 Brasil
 Colômbia
 Jamaica
 México
 Nicarágua
 Panamá
 Venezuela
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 001

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Id:456 - (731)
Autor:Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Aperfeiçoamento do programa de ensino^ipt / Improvement of the teaching program
Fonte:In: Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.Ensino e aprendizagem nas escolas médicas^ipt. São Paulo, Nacional; EdUSP, 1967. p.200-212.
Resumo:Este capítulo trata do aperfeiçoamento do programa de ensino nas escolas médicas. Explica, de forma didática, como esquematizar um currículo, através de figuras e tabelas, coloca em pauta os principais motivos para a atualização curricular, e ensina a planejar a modificação do currículo escolar. Por fim, traz sugestões bibliográficas acerca do tema proposto^ipt.
Descritores:Educação Médica/org
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 010

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Id:455 - (730)
Autor:Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Os objetivos da formação médica^ipt / The goals of medical education
Fonte:In: Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.Ensino e aprendizagem nas escolas médicas^ipt. São Paulo, Nacional; EdUSP, 1967. p.88-103.
Resumo:Este capítulo trata dos variados objetivos da formação médica, do seu fim, aos objetivos departamentais e específicos, trazendo algumas definições, como da Associantion of American Medical Colleges (AAMC)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 009

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Id:454 - (729)
Autor:Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Antecedentes e teoria^ipt / Background and theory
Fonte:In: Miller, George; Abrahamson, Stephen; Cohen, Ira S; Graser, Harold P; Harnack, Robert S; Land, Adelle; Oliveira, Maria Helena Caldas de.Ensino e aprendizagem nas escolas médicas^ipt. São Paulo, Nacional; EdUSP, 1967. p.45-53.
Resumo:O texto traça os antecedentes do ensino médico, bem como o processo de formação e aprendizagem contínua dos profissionais da área da Saúde.^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação Médica/hstt
Educação Médica/tndd
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-01 - 008

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Id:441 - (716)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Paim, Jairnilson Silva
Título:Recursos humanos em saúde no Brasil: problemas crônicos e desafios agudos^ipt Health manpower in Brazil: problems and challenges-
Fonte:São Paulo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública; 1994. 80 p. ^btab.
Resumo:Sistematizaçäo sobre o tema, recursos humanos em saúde, a partir de alguns trabalhos de autores nacionais e latino-americanos, analisando e comentando aspectos de interesse para o pessoal dos serviços de saúde, docentes e gestores de políticas públicas. Responde ao propósito de disseminar conhecimento técnico e acadêmico sobre o tema e apoiar discussöes com vistas à redefiniçäo das práticas de saúde e à reorientaçäo das políticas de formaçäo, emprego, utilizaçäo e desenvolvimento de RHS^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde/tndd
Desenvolvimento de Pessoal/tndd
Política de Saúde
Pessoal de Saúde
Ocupações em Saúde
Educação Médica/rec hum
Sistemas de Saúde
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - I-02 - 017

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Id:436 - (711)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Associação Brasileira de Educação Médica*.
Título:IV Conferência de Faculdades Latino-Americanas de Medicina^ipt IV Conference of Latin American Faculties of Medicine-
Fonte:Rio de Janeiro; Associação Brasileira de Educação Médica; 1964. 216 p. .
Resumo:Este documento trata da IV Conferência de Faculdades Latino-Americanas de Medicina, realizado de 16 a 23 de agosto de 1964 em Poços de Caldas (Minas Gerais, Brasil). Desde alguns anos, vem se sentido uma necessidade, por parte dos Os responsáveis pelo ensino médico, de novos métodos pedagógicos em consonância com os crescentes progressos da tecnologia no campo da medicina e da investigação científica. Há uma marcha vertiginosa de aquisições técnicas, andando ao lado de fatores de ordem sociológica e econômica, que tem acarretado para as instituições universitárias condições novas, já que as mesmas vão sendo, em ritmo crescente, convocadas para uma participação integral na vida das próprias nações. Se infere então, que se torna indispensável um freqüente intercâmbio de opiniões e pontos de vista de professores e técnicos com o objetivo de se aperfeiçoarem os sistemas de ensino das Faculdades de Medicina, cujas tarefas de formação de profissionais cada vez mais crescem. Para atender ao imperativo político-cultural desta fase de transformação econômico-social em pleno desenvolvimento na América Latina, o ensino da medicina efetiva-se em novas diretrizes, a fim de permitir uma extensão adequada às necessidades de cada país, no tocante à ampliação qualitativa de sua área de aplicação, mas sem negligenciar sua finalidade qualitativa, no sentido da preparação técnica de valores profissionais condizentes com o progresso científico. Em vista do interesse comum, uma idéia se impôs como fundamental: a coordenação de recursos, com base na experiência docente de mestres e instituições, mediante congressos e conferências dos órgãos destinados ao ensino médico. Desta forma, conferências como esta são a comprovação concreta destes objetivos, além de constituírem marcos fraternais de solidariedade universitária. Este documento é composto por uma lista em que consta toda a comissão de organização do evento, os participantes, o programa da conferência, seu regulamento, e todos os eventos ocorridos, descritos na publicação, inclusive um relatório sobre a conferência. Possui também fotos de cerimônias durante o evento, e de seus principais participantes^ipt.
Descritores:Conferências de Saúde
Educação Médica
Educação Médica Continuada
América Latina
 América do Sul
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - B01 - 019

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Id:426 - (701)
Autor:The Milbank Quarterly.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Health mandpower and medical education in Latin America: report of a round table conference^ien.
Fonte:Milbank q;42(1):11-66, 1964. .
Resumo:Este documento trata de uma mesa redonda, realizada pelo Milbank Memorial Fund. A reunião foi aberta pelo Dr. Alexander Robertson, diretor-executivo do Milbank Memorial Fund, que explicou que o Fundo apóia conferências como esta (educação médica e saúde da mão-de-obra na América Latina). Como observações introdutórias, o presidente da conferência, Doutor Alfredo Arreaza Guzman, Diretor da Escola Pública de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Central da Venezuela, apontou para o perigo atual de desintegração das estruturas sociais em todo o mundo sob o impacto de três grandes desenvolvimentos. Estes são: 1) a realização de auto-governo por muitas nações emergentes com todos os problemas múltiplas envolvidos; 2) A evolução do mundo das comunicações, que tiveram o efeito de enfatizando a declaração na Constituição da Organização Mundial da Saúde, que aconteceu a uma nação era preocupação imediata a todos; 3) os problemas demográficos individuais, a "explosão demográfica" e a migração para as cidades (urbanização).Tais desenvolvimentos criaram sérios problemas de saúde para a população, e, como se desenvolveram rapidamente, Doutor Arreaza salientou que ocorreu um sério atraso na aplicação de conhecimentos para contra-atacar tais doenças. Esse atraso se deve também pela falta de análise da situação e dos recursos existentes, bem como eles estavam sendo utilizados na Medicina. Ele também afirmou que novas ferramentas devem ser utilizadas para investigar a velha tríade da pobreza; a ignorância e a doença, para medir e avaliar os problemas de idade, e para estimar a qualidade e a quantidade de recursos e de pessoal disponível e necessário para servir a novas e antigas necessidades. Tal conferência ocorreu para que se ajudasse a estabelecer linhas de pesquisa que poderiam levar à extensão dos benefícios das Ciências da Saúde para toda a população da América Latina, especialmente para a população rural, que até então tinha sido tristemente negligenciada. Desta forma, as discussões se deram neste âmbito da mão-de-obra (que vem do campo para a cidade por falta de recursos), e a educação médica voltada aos países componentes da América Latina^ipt.
Descritores:Educação Médica
América Latina
Meio Eletrônico:http://www.jstor.org/discover/10.2307/3348579?uid=24156&uid=3737664&uid=5909624&uid=2&uid=3&uid=67&uid=24155&uid=62&sid=21101903762923
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 036

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Id:423 - (698)
Autor:Berry, George Packer.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medical education in transition^ien.
Fonte:J. med. educ;28(3):17-32, mar. 1953. .
Resumo:Nos últimos 50 anos, vem ocorrendo um progresso médico vertiginoso; extraordinários avanços foram feitos na medicina. Entretanto, tal crescimento da ciência tem complicado o ensino da medicina, uma vez que esse avanço tecnológico gerou um impacto na cultura da sociedade, forçando ao médico a mudar o seu foco nas relações com o cuidado no dia-a-dia do doente. A geração atual de médicos que entram prática médica encontrar um ambiente muito diferente do que o vigente há 50 anos. Toda a atmosfera mudou, mas o currículo médico não foi incluído nessas mudanças, de forma a atendê-las melhor. Pelo contrário, ele continua a aderir a um padrão que foi concebido em diferentes momentos e em diferentes circunstâncias. Desta forma, o artigo trata de tais mudanças ocorridas na medicina, destacando períodos históricos, e circunstâncias, e propõe uma avaliação no currículo médico, de forma a adaptá-lo à atualidade^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Meio Eletrônico:http://journals.lww.com/academicmedicine/Citation/1953/03000/Medical_Education_in_Transition.1.aspx
Localização:- 039 - 039 - 039 - 039 - 039

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Id:422 - (697)
Autor:Littlemeyer, Mary H.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Annotated bibliography on current changes in medical education^ien.
Fonte:J. med. educ;43(1):14-28, jan. 1968. .
Resumo:A Conferência sobre a Preparação para o Estudo da Medicina foi co-patrocinada pela Universidade de Chicago e a Associação Americana de Faculdades de Medicina. Um de seus objetivos declarados foi o de fornecer uma análise descritiva das mudanças na educação em escolas secundárias, faculdades de graduação e escolas médicas e as implicações mútuas dessas mudanças. Sentiu-se que a extensão dessa mudança e o interesse nela são tais que foi compilada uma lista de referências, na tentativa de apresentar um equilíbrio entre as tendências gerais e desenvolvimentos específicos nas escolas médicas^ipt.
Descritores:Bibliografia como Assunto
Educação Médica
Localização:- 040 - 040 - 040 - 040 - 040

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Id:421 - (696)
Autor:Neghme, Amador.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La biblioteca en la educación médica^ies / The library in medical education
Fonte:Rev. méd. Chile;115(8):783-784, aug. 1987. .
Resumo:A biblioteca de uma Escola de Medicina, adequadamente dotada e com bom equipamento bibliográfico e recursos humanos, pode prestar um valioso apoio ao processo de ensino-aprendizagem, cimento da moderna educação médica. Desta forma, o texto mostra a evolução das bibliotecas de Medicina, bem como seus serviços, que, com o auxílio da tecnologia, vem sido cada vez mais aperfeiçoados. Mostra experiência de países que fizeram um acordo de cooperação técnica entre si, e que geraram produtos como o sistema MEDLINE e a BIREME, e seus frutos. Em síntese, a eficácia de uma biblioteca na educação e investigação médica está em estreitamente relacionada com o apoio que ela presta ao professorado da Escola de Medicina correspondente. Cabe aos seus profissionais não deixarem que ela sirva apenas como um simples depósito de revistas e livros; ela pode – e deve- se converter em um “laboratório de aprendizagem”, levando recursos para o ensino, investigação e desenvolvimento de informações científicas em Medicina^ipt.
Descritores:Bibliotecas Médicas
Educação Médica
MEDLARS
Brasil
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 041

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Id:418 - (693)
Autor:Lobo, Luiz Carlos Galvão.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:O uso de nova tecnologia educacional na formação de recursos humanos^ipt / Use of new educational technology in the development of human resources
Fonte:Educ. méd. salud;8(2):140-149, abr. 1974. .
Resumo:O autor acredita que o planejamento social e econômico de um país ou região deve ser levado em consideração ao se elaborar um programa de desenvolvimento de recursos humanos, assegurando a todos o direito ao ensino, ainda que nem todos possam alcançar igual nível educacional. Levando em conta a necessidade de fazer com que cada etapa do processo educacional permita a incorporação do aluno ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que o prepara para a etapa seguinte, o autor põe em evidência a diferença entre o sistema convencional de ensino, que é compartimentado, episódico e encara o homem como simples receptor de informação, e o sistema de ensino inovador, em que o processo é permanente, as diferenças individuais são consideradas e o homem passa a ser um sintetizador de informações e um processador de dados^ipt.
Descritores:Educação Médica
Ocupações em Saúde/eucc
odoscnologia
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 044

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Id:417 - (692)
Autor:Ham, Thomas Hale.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Medical education at Western Reserve University: a progress report for the sixteen years, 1946-1962^ien.
Fonte:N. Engl. j. med;(1):868-874, 25 oct. 1962. .
Resumo:Neste artigo, em forma de relatório, é realizada uma avaliação preliminar do programa de educação médica na Western Reserve University. Os dados para este relatório foram obtidos em parte da experiência registrada de professores e alunos ao longo de um período de 16 anos (1946-1962), e são relativos ao planejamento, organização e realização de tarefas. As interpretações concernentes a este relatório foram realizadas dentro dos limites dos dados relativos a: o processo de mudança, os conceitos gerais do programa de educação médica, o tratamento do aluno, a educação médica pelo comitê, características particulares do programa, sucessos, fracassos, problemas, e prognósticos^ipt.
Descritores:Educação Médica
Universidades
Limites:Western Reserve University
Localização:- 045 - 045 - 045 - 045 - 045

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Id:416 - (691)
Autor:World Medical Association.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:World Conference on Medical Education^ien.
Fonte:Br. med. j;(1):480-481, aug. 1952. .
Resumo:O texto trata sobre a Conferência Mundial de Educação Médica que era prevista para o ano de 1952. São tratados aspectos político - administrativos, bem como questões pontuadas de educação médica, como áreas afins da referida conferência, visto que tal texto é um relatório, oriundo da Inter-departamental Committee on Medical Schools, que foi publicado em um periódico científico^ipt.
Descritores:Educação Médica
Conferências de Saúde
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 046

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Id:413 - (688)
Autor:Wegman, Myron E. ; Middleton, S.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La Organizacion Mundial de la Salud y la educacion médica^ies / The World Health Organization and medical education
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;44(5):375-381, mayo 1958. .
Resumo:É de interesse fundamental da Organização Mundial da Saúde (OMS) a preservação e restauração da saúde no mundo. Para tanto, é necessário que sejam formados médicos capacitados, informados e conscientes de sua responsabilidade social, sendo este um fator essencial para qualquer plano completo e equilibrado de saúde pública e de medicina. Para que tais objetivos sejam alcançados, a Organização colabora ativamente no estudo de normas, na observação e análise permanentes do desenvolvimento da educação e treinamento dos médicos, facilitamento do intercâmbio de experiência entre os professores (através de conferências e seminários), acrescentar e fortalecer as facilidades educativas locais, realizar estudos sobre o ensino médico, propiciar a coordenação das atividades de instituições interessadas no progresso da educação médica, e na divulgação da informação sobre programas e métodos educativos, através de publicações. Desta forma, no artigo são expostos o programa da OMS para a educação médica, bem como um balanço de publicações e eventos como seminários e congressos de medicina^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Organização Mundial da Saúde
América do Norte
 América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v44n5p375.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 027

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Id:412 - (687)
Autor:Chagas, Agnes W.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza programada en el campo de la salud^ies / The teaching programmed in the field of health
Fonte:Educ. méd. salud;1(1):39-45, 1966. .
Resumo:O artigo trata sobre o ensino programado, para a área da saúde. Este método já foi implementado com sucesso nas forças armadas e nas indústrias dos Estados Unidos da América.Tal tipo de ensino oferece ao estudante uma experiência e uma participação maior no seu processo de aprendizagem.O professor não tem suas funções relegadas, mas algumas delas são adaptadas para que os próprios alunos as façam. Isto permite que o professor dedique mais tempo à orientação individual do estudante, uma vez que é um método auto-didático, baseado na teoria do estímulo e resposta como mecanismo de aprendizagem, formulada por Edward Thorndike, e aperfeiçoada por Guthrie, Watson, Hull e Skinner^ipt.
Descritores:Ensino/métodos
Educação Médica/métodos
Saúde Pública/eucc
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/a244129.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 025

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Id:409 - (684)
Autor:Grzegorzewski, Edward.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La Organizacion Mundial de la Salud y la formacion del medico^ies / The World Health Organization and medical training
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;41(1):7-9, jul. 1956. .
Resumo:Como uma das agências da família das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde está consciente da complexidade dos fatores que influenciam a saúde do homem e crê que a pessoa fundamental na luta por saúde, o médico, deve estar preparado adequadamente para compreender dessa complexidade e atuar em conseqüência. São importantes, a este respeito, algumas considerações baseadas em estudos de tendências e problemas de educação médica. As funções principais da educação médica podem se agrupar em três categorias: ensino, investigação e serviço. Cada uma destas funções deve se basear em objetivos definidos, nos recursos que são mobilizados para este propósito e as condições que determinam este trabalho dos médicos. O autor aconselha que seja realizada uma revisão de tempos em tempos dos objetivos e métodos docentes e a adoção de uma atitude ativa em conformidade com a tendência do tempo atual. É verdade que o conhecimento básico em medicina deve ser comum a todos os médicos em diferentes partes do mundo, mas este conhecimento básico será de valor relativo se não se suplementa com um ensino especial que leva em conta as condições e problemas locais específicos. A educação médica está habitualmente em estreita relação com todo o sistema educacional do país. Mas, junto com a investigação, a atenção médica e a saúde pública, constitui parte do esforço total de um país para o progresso em matéria de saúde e de bem estar da nação. Os responsáveis dessas atividades devem trabalhar em conjunto para determinar o tipo de médico que a sociedade requer. Esta conjunção facilitará aos educadores médicos a tarefa de formular o programa de ensino adequado para essa sociedade. Esse programa deve também levar em conta as necessidades quantitativas e qualitativas que o país tem de médicos gerais e especialistas. De acordo com o autor, deve-se criar uma atmosfera científica e inspirar ao pessoal docente jovem e aos estudantes a ideia de busca contínua da verdade, mesmo em um trabalho de rotina diária. Por fim, é feita uma reflexão, na qual se considera que seja realizada uma revisão contínua e modificação de objetivos e métodos individuais e coletivos, o intercâmbio e a combinação das experiências, uma experimentação cuidadosa planejada no processo de ensino e aprendizagem, que ajudará aos médicos e profissionais da saúde a manter o papel ativo, honorável e construtivo da educação médica no progresso social e cultural dos países^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Escolas Médicas/normas
Organização Mundial da Saúde
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v41n1p7.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 024

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Id:408 - (683)
Autor:Salveraglio, Federico J.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La enseñanza de la higiene y medicina preventiva en las facultades de medicina^ies / Instruction in public health and preventive medicine offered in medical schools
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;35(4):375-385, oct. 1953. .
Resumo:O autor, professor de saúde pública na Escola de Medicina de Montevideo, relatou as atividades que observou durante a visita a várias Escolas de Medicina e Higiene da Europa, Norte e Sul da América. Ele destaca o interesse que vem sido mostrado no ensino da medicina preventiva e social, particularmente nas escolas das Américas. É feita uma descrição de diferentes técnicas de instrução, as quais são baseadas geralmente nestes princípios: 1) ensino da estatística médica nos primeiros anos de carreira; 2) ensino da epidemiologia clínica, centrado no ensino ao redor do enfermo; 3) integração do ensino com a medicina preventiva e social com o ensino clínico e também de matérias básicas; 4) ensino do planejamento da administração sanitária e de assistência médica. Propõe o seguinte plano para o ensino da medicina preventiva da Faculdade de Medicina: 1) um curso de estatística médica, no primeiro ou segundo ano de carreira; 2) um curso de epidemiologia clínica, coordenado com o curso de patologia e clínica de doenças infecciosas no quarto ano; 3) o estudante deve realizar o estudo sócio-médico de pacientes sob seus cuidados nos cursos clínicos; 4) que se dê mais extensão ao ensino da medicina preventiva nas clínicas infantis, obstetrícia, psiquiatria, entre outras; 5) que no último ano se ensine na forma prática a parte de higiene ambiental, medicina social e administração sanitária; 6) considera que em todos os exames de clínica, deve-se interrogar ao examinado a propósito dos problemas epidemiológicos ou de medicina social que se levanta o doente estudado^ipt.
Descritores:Educação Médica/tndd
Educação Médica/normas
Medicina Preventiva/eucc
Escolas Médicas/normas
Currículo
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v35n4p375.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 023

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Id:405 - (680)
Autor:Smillie, W. G.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La salubridad en Latino América: un cuarto de siglo de progreso^ies / Sanitation in Latin America: a quarter century of progress
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;29(2):171-180, feb. 1950. .
Resumo:O autor faz uma breve análise dos avanços alcançados na educação médica na América Latina durante 25 anos anteriores a publicação deste artigo, e especialmente, revê as enormes melhorias em medidas de proteção da saúde. Assinala também a contribuição da ciência norte americana, e onde tiveram maior êxito com o desenvolvimento da prevenção a doenças. É extremamente perigoso, naturalmente, chegar a conclusões derivadas de um curto período de observação (três meses), mas é possível e ainda vantajoso comparar um período com outro, sem levar em conta os anos transcorridos. Foi tomado como linha básica o ano de 1920 e se comparou a organização dos serviços de saúde daquele ano com os resultados obtidos em 1948. Este método dá um amplo panorama da saúde, sem marcar os detalhes de dedicação pessoal, sacrifícios, desalento, trabalho e desenganos dolorosos, que são todos parte integrante da marcha rumo à melhoria social. Não foram estabelecidas comparações entre um país sul-americano e outro. Como é natural, alguns países tem avançado mais rapidamente que outros, devido em grande parte a diferenças de estrutura social básica e desenvolvimento econômico, mas em todos os países, mesmo os menos favoravelmente situados, foram obtidos grandes avanços no campo da ciência médica, no decurso de uma geração. O autor ainda discutiu brevemente as mudanças da educação médica, os avanços da investigação e o desenvolvimento da Administração de Salubridade e a assistência médica^ipt.
Descritores:Saúde Pública/tndd
Educação Médica/tndd
Saneamento
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v29n2p171.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 020



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